2ª Expedição aos Ribeirões Caeté-Sabará

A última terça-feira, dia 19 de março, marcou a realização da 2ª Expedição Caeté-Sabará, promovida pelo Instituto Plantando. O evento contou com a parceria e participação da equipe Probiomas, Izabella Menezes do Museu do Ouro de Sabará e UEMG, Bruno Guerra em nome do Subcomitê da Bacia do Ribeirão Sabará/Caeté-CBH Velhas, as integrantes do Projeto “Mãe Domingas”, e Natanael Malaquias, representante do blog @Pedra Rachada Pompéu.

Na ocasião, os participantes aproveitaram para relembrar momentos marcantes de infância e juventude às margens dos Ribeirões Caeté-Sabará, no qual era comum haver pessoas mergulhando, lavando roupas e divertindo-se, época que as águas eram abundantes, profundas e límpidas, com árvores frutíferas em seus arredores.

Durante o evento, foram realizadas atividades de limpeza nos arredores do “Poço Amarelo e Poço Sô Tico”, com o objetivo de remover resíduos encontrados na região. Infelizmente, ainda são comuns os casos de descarte inadequado de lixo e materiais que podem ser reciclados por parte dos visitantes desses locais.

Deve se destacar que esses resíduos contaminam as águas e transmitem doenças para os próprios visitantes, como a dengue, a zica que são marcantes nos dias de hoje entre outras contaminações que são conhecidas como doenças transmitidas por restos de alimentos que atraem inclusive ratos e baratas que também geram doenças aos visitantes.

Esse comportamento representa um desafio significativo, uma vez que a conscientização sobre a responsabilidade ambiental ainda não está plenamente disseminada.

É essencial destacar que a falta de cuidado com o meio ambiente resulta na degradação desses locais e na perda de espaços naturais preciosos como esses.

Ao final da manhã, todos estavam reunidos para um piquenique preparado pelas lavadeiras das Mães Domingas, agraciados ao som da dupla do Cantarolê e do músico, poeta e compositor Silas Fonseca, com canções cujas letras são dedicadas à preservação da natureza.

A 2ª Expedição Caeté-Sabará foi marcada pela realização das atividades de limpeza e resgate da história do ribeirão gaia e pela união dos esforços em prol da preservação da sub-bacia.

A participação de diversos atores, incluindo organizações da sociedade civil, representantes de comitês ambientais e membros da comunidade, demonstra a importância e o compromisso de todos os envolvidos na conservação do meio ambiente e na promoção de práticas sustentáveis.

Aline Silva

×
Pular para o conteúdo